ginseng

ginseng
loja greenbell

sexta-feira, 23 de maio de 2008

MEDICINA COREANA 2

O criador da Medicina Constitucional, foi o mestre Lee Je Ma (1836-1900) a mais de 100 anos atrás. Lee Je Ma é considerado o Décimo Deus da Acupuntura pelos chineses.


1. APRESENTAÇÃO DOS 4 BIO TIPOS

A teoria dos 4 Bio Tipos foi comprovado com 20.000 pessoas.


1.1TAE YANG (Bio Tipo 1)

A maioria dos grandes gênios, eram deste tipo. Exemplo: criador do Sa Am.
O desequilíbrio aparece na urina.

Elemento: metal

Desequilíbrio típico: excesso de energia do Pulmão e deficiência de energia do fígado.

Físico: tórax desenvolvido, ombros largos e cintura fina, fraqueza nas pernas e lombar. Pescoço grande. Pode ser magro, porém com voz alta e forte.

Temperamento: (intelectual)
Pessoa arrogante, orgulhosa e muito amor próprio.
Corajosa, auto-confiante.
Irrita-se facilmente.
Carismático, excentrico.
Pensamento criativo.
Progressistas, grandes gênios, líderes, pioneiros.
Insatisfeitos consigo mesmo.
Impressão de pessoa nervosa, energia represada.
Muito fortes, não pega facilmente doenças.
Capacidade de auto-cura.
Alta concentração e intelecto.
Persistente, herói, imaginativo.
Pode ser violento (se desequilibrado).
Capacidade de regeneração.
Sempre com pressa. Termina tudo no mesmo dia.
Justiceiro.Fala diretamente.
Não tem muita fidelidade. Imediatista.
Se assusta rapidamente.
As vezes, exagerado. Capacidade de perdoar logo em seguida.
Profundos.

Sintomas e problemas físicos:
Coluna cervical e dorsal superior.
Doenças oculares.
Problemas digestivos.
Problemas cardíacos.
Doenças respiratórias crônicas.
Estado de alerta e tensão, excitação.
Evacuações frequentes no dia, quando em estafa e tensão psíquica.
Menstruação irregular.
Doenças de calor interno.
Úlcera, fígado.
Na fase final, já não consegur mais levantar sozinho. Pernas finas e fracas.
Pode Ter soluços, vômito, perda de sangue, pálido (energia contraíndo).


Tratamento:
Este bio tipo, normalmente morre cedo, caso ingere álcool, cigarro ou produtos que enfraquecem o fígado. Por este bio tipo possuir uma capacidade de regeneração, normalmente, até os 40 anos, come e bebe de tudo antes que qualquer sintoma apareça. Após enfraquecido, medicamentos e álcool podem ser fatais.

Cuidar muito do cardápio. Não deve comer produtos gordurosos. Deve comer verdura e peixe.
Deve praticar Yoga ou Tai Chi para não desequilibrar.
O ideal é ser vegetariano.
Deve tonificar o fígado.
Equilibrar a vida em si.
Não tomar medicamento a qualquer hora.
Precisa de fibras (aveia), peixe de água doce, uva, cereja, caqui, cacau, vários tipos de verduras (amarelos e verdes), peixes não gordurosos.

Acupuntura:
Ponto mestre: F8 (t).

Constitucional Sistemica: Pulmão em excesso P10 (t), C8 (t), P5 (s), R10 (s).

Acupuntura Auricular Constitucional: Fígado (t), Pulmão (s). Pontos auxiliares: vesícula biliar (t), intestino grosso (s).




1.2. SO YANG (bio tipo 2)

Mais ou menos 30 % da população mundial se enquadram neste bio tipo.
Exemplos: atletas, artistas, atores, escritores. Somente esportes dinâmicos e rápidos, não os de paciência ou de força. Existem 8 divisões de So Yang.
O desequilíbrio aparece nas fezes (constipação, diarréia).

Elemento: fogo

Desequilíbrio típico: baixa energia do rim e excesso de energia no coração.

Físico:
Quadril estreito, tronco curto, pernas compridas, cintura fraca, rosto redondo, olhos grandes e piscando, nariz fino, corpo forte e perna fraca. Abdomen forte.Flexiveis. Corpo vaidoso.

Temperamento ( social)
Expontâneo, descontraído, extrovertido, alegre, social.
Ativo, agitado, nervoso, explosivo, impacientes, pouco persistentes.
Não guardam raiva, querido pelos que rodeiam.
Inteligente. Talentoso e rápido.
Decisão rápida, excelente flexibilidade e bons para equipe. Não sobregaregam.
Audição desenvolvido.
Defeito: visão curta, pressa, sem paciência.
Alegres, voz clara.
Não muito teórico. Começa rápido e não consegue terminar.
Cabeça de Dragão e rabo de Cobra.
Ajuda todos de fora e não ajuda em casa.
Cuida de seu corpo. Vaidoso.
Pode entrar em tudo. Expressa sua emoção. Recebe tudo do ambiente.
Flexibilidade mais desenvolvido que todos.
Capacidade de comer tudo (guloso).

Sintomas e problemas físicos:
Coluna fraca.
Sistema reprodutor menos funcional.
Sistema urinario.
Sistema digestivo.
Aparelho circulatório.
Problemas respiratórios crônicos.
Cálculos renais, insuficiência renal.
Infecções urinárias, cistites, nefrites.
Osteoporose, artrose.
Distrofias musculares, ombro doloroso, rigidez da nuca e do pescoço, cervicalgia de ordem escapular.
Cafaléia tensional, enxaquecas.
Zumbido nos ouvidos.
Tosse seca noturna, asma, bronquite crônica.
Constipação intestinal ou diarréia.
Diabetes melitus.
Transpiração pouca nos dias de calor
Gastrites, azias, esofagites.
Rim, bexiga, próstata.


Tratamento:
Como recebe calor do coração, precisa sempre resfriar, nào pode tomar chá quente.
Precisa de um projeto e criar paciência.
Comer carne de porco, pois ajuda a desintoxicar (a passagem é rápida) e tira o fogo do BP e E..
Não deve comer carne bovina ou de galinha.
Deve comer arroz, aveia, milho, feijão, soja, pepino, abóbora, pão de aveia, óleo de gergelim, ovo, siri, beringela, ostra cru, camarão, porco, água gelada, gelo, tomate, abacaxi, morango, banana.
Deve comer devagar e quantidade pequena e não quente.
Alimentação tem que ser fria.

Acupuntura:
Ponto Mestre: R7 (t)

Constitucional Sistêmica: rim em dificiência R7 (t), P8 (t), BP3 (s), R3 (s).
Coração em excesso C3 (t), R10 (t), Bp3 (s), C7 (s).

Acupuntura Auricular Constitucional: Rim (t), coração (s), estômago (s). Pontos auxiliares: bexiga (t), intestino delgado (s), baço (s), pâncreas (s).





TAE YIN (bio tipo 3)

50% da população mundial se encontra dentro deste bio tipo.

Elemento : Madeira.

Desequilíbrio típico: excesso de energia do fígado e deficiência do pulmão.

Físico:
Abdomem proeminente com cintura forte e grossa, caixa toráxica pouco pronunciada, ombros estreitos, , pescoço fino e fraco, tronco comprido, pele e musculatura consistentes, mãos e pés geralmente grandes.Corpo geralmente grande com pernas fortes.

Temperamento ( material)
Persistência e teimosia.
Expressão aparentemente séria e confiável.
Não são expontâneas, planejam tudo antes.
Relacionamento pessoal “8 ou 80”.
Espírito ganancioso, muita sintonia com o material.
Paciência, devagar. Coração profundo.
Dá continuação, direção.
Grande negociador, atleta de força.
Se interessa pela família e fora dela não.
Não são egoístas, nem nervosas, nem muito de falar.
Bom ouvidor e honesto.
Cauteloso, recebe críticas.
Se não consegue o que quer (todo esforço), ficam doentes (graves).

Sintomas e problemas físicos:
Digestivo.
Mio-articulares.
Evolui para cardiopatias.
Respiratórios.
Mãos e pés sempre úmidos.
Hipertensão.
Muita transpiração.
Alteração do desejo e da potência sexual.
Doenças cardiacas.
Dor lombar.
Pele seca e sem brilho que é sinal de perigo.
Batimento acelerado.
Muita dor nos olhos.
Hepatite, cinose, anemia, diabete, diarréia afecção no IG.
Resfriado, nervalgia facial, afecções renais, renite, hemorróida, dor de cabeça, cervical e ombros, constipação, apendicite, neurose, alergia.


Tratamento:
Tem que suar e tonificar P e IG.
Não pode comer muito.
Se urina abundante, bom.
Precisa do calor dos alimentos.
Comer carne de boi, soja, centeio, acúcar, farinha de centeio, carne de porco sem gordura, nabo, taiá, cogumelos, rúcula, beringela, tofu, azeite vegetal, rim do boi, peixe com costas azuis, sardinha, pinhão, castanha portuguesa, nós, amendoim, melancia, sixtache, nectarina, ameixa, maça, pera, café, chá de todos os tipos, leite saquê, mocotó, pato.

Acupuntura:
Ponto Mestre: F2 (s)

Constitucional Sistêmica:
Pulmão em deficiência P9 (t), BP3 (t), P10 (s), C8 (s).
Fígado em excesso F4(t), BP2 (t), F2 (s), BP1 (s).


Acupuntura Auricular Constitucional:
Fígado (s), Pulmão (t). Pontos auxiliares: Vesícular Biliar (s), Intestino Grosso (t).



SO YIN ( bio tipo 4)
Elemento: Água

Desequilíbrio típico:
Excesso de energia no rim e deficiência de energia no coração.

Físico:
Morfológicamente equilibrado, fisicamente sadio, estatura mediana, mãos e pés pequenos, pele fina e macia.

Temperamento (emoção)
Afinado com seus próprios sentimentos.
Persistente, organizado, responsável.
Perfeccionista, pegado a detalhes.
Amor pela criação, artística.
Ciumento, vingativo, paixões compulsivas.
Medos extraordinários.
Aceitação ilimitada.
Silencioso, limpo, gosta de ficar em casa.
Sem muita criatividade, interiorizado.
Familiar, sem desafio.
Depressão.
Detalhista e pensativo.
Maníaco.
Não social e nem comunicativo.
Não é esportivo.
Quieto e as vezes teimoso.
Quando envelhece, não faz mais nada.
Inteligente.

Sintomas e problemas físicos:
Genito-urinários.
Neurastenico.
Função digestiva baixa.
Problemas respiratórios com muito muco, tosse e catarro.
Pouca ou nenhuma transpiração nos dias quentes.
Muco, tosse com expectoração.
Sinusite, renite, congestão nasal.
Depois de uma refeição, sente o estômago dilatado.
Digestão lenta, azia, gastrite.
Tendencias à distúrbios de comportamento sexual.
Pode sofrer de doenças mentais.

Tratamento:
Deve se ativar, tonificar, criar coragem.
Não deve suar muito, se não enfraquece.
Comer arroz, salsa, alho, pimenta, espinafre, batata, gengibre, cenoura, pimenta do reino, mostarda, curri, bacalhau, faisão, cabrito, galinha, água quente, pêssego, manchuba, tangerina, ginsen, mel, laranja, catuaba.
Remédio: galinha caipira.

Acupuntura:
Ponto Mestre: R1 (s)

Constitucional Sistêmica:
Coração dificiente F1 (t), C9 (t), C3 (s), R10 (s).
Rim em excesso BP3 (t), R3 (t), R1 (s), F1 (s).

Acupuntura Auricular constitucional:
C (t), R (s). Pontos auxiliares: ID (t), Bx (s).














2.PULSOLOGIA NA MEDICINA SHA AM


Tae Yang: pulso 1 e 3

Tae Yin: pulso 2

So Yang: pulso 1

So Yin: pulso 3


2.1 PULSOLOGIA CONSTITUCIONAL DO DR. DO WON KWAN

O método do Pulso constitucional foi criado pelo dr. Do Won Kwan em 1965 em Seul , na Coréia.

A localização do pulso constitucional se difere do pulso radial da medicina tradicional chinesa, pois, coloca-se o dedo indicador abaixo da base da apófise estilóide radial e o dedo médio e anelar a seguir.

O dedo indicador deve ficar a mais ou menos 3 cm da prega do punho com a mão flexionada. O Polegar é fixado no dorso do antebraço na parte ulnar..
Para “pegar”o pulso do lado esquerdo do paciente, o terapêuta utiliza a mão direita, e a mão esquerda para o lado direito do paciente.
O pulso constitucional se revela sob pressão de pegada de pulso muito mais profunda do que o pulso tradicional chinês, necessitando de mais força.

A pressão tem que ser feita uniformemente nos três dedos e sempre num deles haverá uma nítida, porém suave sensação de batimento da artéria radial.

Baseado no local e sensação de batimento, é o que diferenciamos o tipo constitucional um do outro.








3.PONTOS IMPORTANTES

3.1 Nei Guãn CS6

Localizado a 2 tsun acima do punho.

Utilizado para: angina pectóris, pressão no peito, palpitações, ansiedade, insônia, histeria, epilepsia, arritmias, infarto do miocárdio, soluço, febre, icterícia, dor no braço, miocardites, peneumonias, asma, bronquite crônica, tosse com ou sem expectoração, dor no tórax ou hipocondrios, náuseas, vômitos, epigastralgia, úlcera péptica, exofagite, confusão mental, delírio, impotência, espermatoréia, infertilidade, edema, eliminaçào mucoides.

3.2 Qu Chi IG11

Localizado ao dobrar o cotovelo, na depressão radial no fim da linha cubital.

Utilizado para dor nos olhos, olhos vermelhos, dor de dentes, dor e inflamação da garganta, febre, paralisia de membros superiores, dor abdominal, vômito, resfriados, inflamação da articulação do cotovelo, hipertensão, sangue nas fezes, urticária, acne, pneumonia, tendinite, faringite, hemiplegia. Cervicobragialgia, epicondilite.


3.3 Hé gú IG4

Localizado no lado dorsal da mão, entre o primeiro e segundo osso do metacarpo, aproximadamente na metade da distância entre as cabeças do segundo metacarpo no seu bordo radial.

Utilizado para cefaléia, inflamação ocular, edema, dor , olhos secos, epistaxe, dor de dente, paralisia facial, zumbido, surdez, doença da garganta, febre sem suor, dor abdominal, constipação, amenorréia, corrimento, resfriado, gripe, depressão, dor no nervo trigêmio, escabiose, insônia, nervosismo, regugitação.




3.4 Yin Mén B37

Localizado na linha vertical na coxa posterior, 6 cun acima da fossa poplítea.

Utilizado para dor lombar, espasmo de membros inferiores, músculos fracos, lombociatalgia, paralisia da perna, edema da perna.


3.5 Kún Lún B60

Localizado ao nível da borda superior do calcâneo, entre a borda posterior do maléolo externo e o tendão de aquiles.

Utilizado para cefaléia, torcicolo, epistaxe, epilepsia, dificuldade no parto, dor no tornozelo, hepertensão, labirintite, tontura causada pelo ouvido médio, fraqueza e paralisia dos menbros inferiores, disúria, infecção urinária, dismenorréia, irregularidade menstrual.


3.6 Hou Xi ID 3

Localizado no lado ulnar da mão, atrás da junta metacarpofalangiana do quinto dedo entre as peles clara e escura.

Utilizado nas dores das costas, torcicolo com cefaléia, olhos avermelhados, zumbido, garganta inflamada, rouquidão, lombalgia por esforço, malária, depressão, febre, surdez, nervosismo, epilepsia, menigite, tinitus, conjuntivite, pterígio, epistaxe, rigidez e dor na nuca, transpiração noturna, paralisia dos membros superiores, histeria.


3.7 Feng Chi VB 20

Localizado abaixo da borda ociptal na depressão entre os músculos trapésio e esternocleidomastóideo na margem do cabelo.

Utilizado para gripe, tontura, apolexia, escotomas, torcicolos, olhos vermelhos, dor no olho, olhos inflamados, iridociclite, glaucoma, conjuntivite, sinusite, rigidez na nuca, cefaléia, derrame (avc), sequela de avc, memória ruim, psicose, demência, insônia, hipertensão arterail, cercobraqualgias, catarratas, irritalidade, zumbido, surdez.


3.8 Huãn Tiao VB30

Localizado com a perna fletida, em uma cavidade imediatamente atrás do grande trocanter.

Utilizado para lombalgia, hemiplegia, citalgia, dor em menbros superiores, do em articulação, urticária, prurido, reumatismo na perna, necrose osséptica da cabeça do fêmur, secreção vaginal, uretrite.


3.9 Yang Ling Quan VB34

Localizado a 1 cun abaixo do joelho, na depressão anterior e inferior da cabeça da fíbula.
Utilizado para paralisia de membros inferiores, formigamento e dor do nervo ciático, dor no peito e músculo intercostais, cólica biliar, icterícia, náuseas, vômitos, gosto amargo na boca, dor e artrite nos joelhos, dor, fraqueza e atrofia em qualquer articulação do corpo, irritalidade, dor e plenitudenos hipocôndrios.

quinta-feira, 22 de maio de 2008

A MEDICINA NACIONAL DOS COREANOS

MEDICINA ORIENTAL,


A Medicina Oriental possui muitos nomes na Coréia, como Medicina Oriental, Tonguihak, Medicina Nacional, Hanuihak e outros. A expressão Medicina Oriental em coreano, não apenas significa que é a medicina utilizada na Coréia, mas também significa que é a medicina própria da Coréia, embora seja traduzida por Medicina Oriental em Português.
Pelo fato de terem havido muitas influências culturais entre a Coréia e a China, não há dúvida que a Medicina Oriental da Coréia inclui muitas características da Medicina Chinesa. No entanto, a China e a Coréia possuem climas, solos, pessoas e produtos diferentes. Desta forma, os Coreanos desenvolveram uma medicina original que se adapta à suas próprias características.
Até há cem anos atrás, quando a medicina ocidental foi introduzida, os Coreanos mantinham sua saúde confiando apenas na medicina nacional. As experiências médicas do povo Coreano acumuladas em sua história, embora em alguns casos elas fossem consideradas remédios populares, se tornaram uma aquisição marcante na história médica da Coréia.
Após o governo colonial japonês, durante o qual o Japão impôs-se sobre o nacionalismo Coreano e forçou a cultura ocidental aos Coreanos, parecia que as coisas coreanas haviam perdido seu valor e eram até mesmo desprezadas, enquanto que a cultura ocidental tinha a preferência. No entanto, à medida que as pessoas gradualmente perceberam o lado cego da medicina ocidental, eles se voltaram para a sua cultura, para as coisas coreanas e naturais. Desta forma, a Medicina Oriental se tornou o que é hoje.
Durante a dinastia Chosun, o rei Sejong pensou que as ervas medicinais que cresciam no solo coreano eram mais efetivas em curar as doenças dos coreanos que as chinesas, de difícil obtenção. Nossos ancestrais sabiam, por experiência própria, que, na realidade, os recursos médicos disponíveis em uma determinada região eram mais eficazes para tratar os pacientes que vivessem naquela região. Isto é o que chamamos “Você é aquilo que você come”. Isto também significa que o corpo humano e o solo onde ele vive afetam-se mutuamente e têm um estreito relacionamento. Neste contexto, o desenvolvimento das ervas medicinais da Coréia não é apenas bom para a produção de recursos médicos, mas importante para a redescoberta da tradição e para o desenvolvimento da Medicina Oriental.

MEDICINA ORIENTAL, MEDICINA TRADICIONAL E REMÉDIOS POPULARES

Através de sua longa história, desde a sua origem na antiga China, a Medicina Oriental tem enfatizado o cuidado com a dieta para prevenir e tratar doenças e preservar a saúde. Neste processo, as pessoas observaram a natureza das coisas e os princípios de mudanças na natureza. Isto resultou na filosofia médica e na base da teoria médica. Isto, combinado a experiências clínicas, edificou a Medicina Oriental de hoje.
A Medicina Oriental é inestimável como medicina tradicional. Por medicina tradicional queremos dizer a experiência acumulada por nossos ancestrais desenvolvida na forma de medicina. Ela deve contribuir para o desenvolvimento da tecnologia médica. Em outras palavras, ela não é nada mais que a medicina herdada dos antepassados e complementada com novas teorias.
Nós classificamos a medicina tradicional em três estágios. Primeiro, remédios caseiros – acúmulo de experiências. Segundo, medicina primitiva – experiências envolvendo a medicina sob a base teórica. Terceiro, a medicina orientada para o futuro – levando à medicina de hoje. Neste sentido, a Medicina Oriental não é meramente a combinação de remédios caseiros e uma medicina elementar e primitiva, mas a medicina tradicional dos Coreanos.
O acúmulo de experiências resulta de uma forma primitiva de pensar, de curas e atos médicos instintivos. A forma primitiva de pensar, neste contexto, é baseada na crença e no analogismo de que as coisas na natureza irão funcionar da forma que elas parecem. Assim como animais curam-se instintivamente, repetindo atos curativos para protegerem-se intuitivamente, o homem aprendeu maneiras de tratar doenças. Da mesma forma, que no processo de procurar por alimento, o homem descobriu o que era comestível do que não era, ao mesmo tempo, veio a descobrir empiricamente o que era efetivo para reduzir a dor. Ao fazer isto, os remédios caseiros gradualmente passaram a existir.
Então, o que distingue os remédios caseiros do tratamento da Medicina Oriental? Ao usarmos os remédios caseiros, nós esperamos que os recursos médicos naturais que nós usamos funcionem nos pacientes. Por outro lado, a Medicina Oriental se distingue claramente por prescrevermos uma quantidade apropriada de ervas medicinais misturadas de acordo com certos princípios da teoria médica oriental. Em outras palavras, nós prescrevemos uma combinações de medicamentos levando em consideração o efeito sinérgico e a maior eficiência que eles terão quando misturados entre si.
É correto dizer que o tratamento médico pela Medicina Oriental é um tipo de remédio caseiro definido através da teoria médica oriental. Os remédios caseiros que têm sido usados através da história de nosso povo são muito numerosos. Assim como nossos ancestrais que escreveram muitos livros médicos, incluindo o Tonguibogam que contém os tratamentos mais eficazes, nós devemos ficar atentos para descobrir os medicamentos mais eficazes e tratamentos com remédios caseiros e lançar uma nova luz sobre os remédios caseiros a partir de um ponto de vista médico moderno.
Hoje em dia, a Medicina Oriental, como a medicina tradicional da Coréia, está contribuindo para a sociedade e para o desenvolvimento da medicina. Sob esta perspectiva, a Medicina Oriental da Coréia, merece ser chamada de medicina oriental.

MEDICINA ORIENTAL E MEDICINA OCIDENTAL

Como é bem sabido, a medicina Ocidental explica as funções de todo o corpo, bem como das células e bactérias com base em um conhecimento anatômico. Na medicina ocidental, os médicos tratam a parte envolvida, considerando que uma mudança naquela parte causou a doença. Portanto, a doença é nomeada seguida do nome da parte anatômica. Para o tratamento, os médicos prescrevem remédios que funcionam sobre o órgão problemático. Por exemplo, pensa-se que uma doença é a doença de uma parte do corpo, como por exemplo estômago ou coração, e que o remédio deve funcionar sobre estas partes do sistema.
Comparativamente, a Medicina Oriental considera o corpo humano como um todo, com os órgãos e tecidos interagindo entre si. Uma doença é uma mudança no corpo causada por certos fatores e a mudança é a resposta do corpo às causas internas e externas. Os sintomas estão inter-relacionados uns aos outros e não são independentes uns dos outros.
Mesmo que não haja nenhuma mudança no exame clínico, se um paciente sente um sintoma, ele tem um bom motivo para considerá-lo um sintoma de uma doença.
Na Medicina Oriental nós identificamos padrões de fenômenos biológicos como Yin e Yang e Cheio e Vazio. Nós vemos o estado vulnerável à doença como síndrome Yin e o estado reativo à ela como síndrome Yang. Portanto, nós não prescrevemos o mesmo remédio a todos os pacientes com tosse. As prescrições diferem de acordo com a condição Yin ou Yang, Cheio ou Vazio.
Os recursos terapêuticos médicos orientais incluem produtos naturais, tais como animais, ervas e minerais. Entre eles, as ervas, incluindo folhas, cascas, frutos e raízes são as mais freqüentes. Nós cortamos as ervas em pedaços para o uso ou, às vezes, as embebemos em líquidos ou água salgada ou as tostamos para aumentar sua eficácia ou remover o veneno das ervas.
A Medicina Ocidental e a Medicina Oriental têm conceitos diferentes sobre eficácia médica. A primeira está mais preocupada com quais componentes dos medicamentos ocidentais mostram efeitos e se detém nas propriedades e características do medicamento. O forte da Medicina Oriental é que os recursos médicos se constituem principalmente de produtos naturais. Nós freqüentemente descobrimos fenômenos interessantes na mistura de ervas medicinais. A toxicidade é reduzida e a eficácia intensificada, quando combinadas a outros medicamentos.
A segurança da Medicina Oriental tem sido verificada empiricamente através de seu longo uso na história. Ao passo que, a experiência nos diz que, apesar de testes clínicos e em animais, os remédios artificiais ocidentais mostram novos efeitos colaterais à medida que o tempo passa, o que preocupa muitos pesquisadores.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) está promovendo um novo sistema médico, que adota os pontos fortes de ambas as medicinas de cada região. Em particular, a OMS tem uma política básica para desenvolver e financiar a pesquisa de medicina naturais, como a Medicina Oriental. A OMS também enfatiza o papel complementar da Medicina Tradicional e da Medicina Ocidental na declaração de Alma Ata, de 1978.
A Medicina Ocidental e a Medicina Oriental se complementam. A Medicina Oriental é muito eficaz nos seguintes casos:
1. No diagnóstico e tratamento de doenças funcionais do corpo.
2. No diagnóstico precoce e na prevenção de doenças crônicas degenerativas.
3. No diagnóstico e tratamento de epidemias que se espalham em uma vasta área rapidamente.
Em comparação, o mérito da Medicina Ocidental pode ser verificado nos seguintes casos:
1. No diagnóstico e tratamento de doenças provocadas por acidentes.
2. No diagnóstico e tratamento preventivo de doenças bacterianas e virais.
3. No comprometimento da função de órgãos severamente doentes.
Os pontos fortes de cada medicina salientados pela OMS não significam superioridade de uma sobre a outra, mas demonstram que as duas medicinas são complementares. Portanto, é seguro dizer que a Medicina Oriental é um recurso tão importante para a raça humana, como o é para o povo Coreano.

MEDICINA ORIENTAL
MEDICINA OCIDENTAL
Filosófica
Científica
Abrangente
Analítica
Holística
Estuda as partes
Medicina interna
Medicina cirúrgica
Padrões de desarmonia
Doenças isoladas
Teórica
Experimental
Medicina individual
Medicina geral
Prevenção constitucional
Bacteriologia
Patologia dos fluidos
Patologia bacteriana
Ênfase nos sintomas subjetivos
Ênfase nos sintomas objetivos
Medicamentos naturais
Medicamentos químicos

ORIGEM DA MEDICINA ORIENTAL

A Medicina Oriental se originou da antiga China. Documentos dizem que legendárias figuras como Huang Di influenciaram muito a origem da Medicina Oriental.
O “Huang Di – Nei Jing” que é considerado a bíblia da Medicina Oriental recebeu o nome do legendário imperador. Shinnong escreveu sobre a eficácia de várias ervas. O “Shinnong – bonchogyung ” é o livro dos livros sobre ervas medicinais. No entanto, muitos duvidam que estes livros foram, de fato, escritos por tais figuras como imperadores e Shinnong. O livro demonstra que a necessidade da medicina e da pesquisa médica recebiam importância naqueles tempos.
Depois da época da Guerra dos Estados, a Medicina Oriental da China não andava mais a passos de bebê e estava equipada com sólida base teórica e técnica. Acredita-se que o Huang Di – Nei Jing e o Shinnong – bonchogyung foram escritos por volta desta época. Na Han seguinte Jang Joong Gyung que publicou “Sanghanron” foi o maior colaborador para o desenvolvimento da medicina clínica.
Durante a dinastia Sung, a medicina popular foi influenciada pelo desenvolvimento da filosofia. O principal interesse das pessoas passou das prescrições e terapias para as teorias médicas. E, desta forma, a estrutura da Medicina Oriental se firmou. Com o desenvolvimento teórico, Yin-Yang e os Cinco Elementos se expandiram para a teoria da abreviação das cinco fases circulares e das seis influências climáticas.
Foi na época Keum Won que a Medicina Oriental mais floresceu. Naquela época, guerras e epidemias ceifaram muitas vidas. Muitos esforços foram feitos para salvar as vidas das pessoas. Muitos médicos famosos, incluindo os quatro mestres famosos, Yu Ha Gan, Jang Ja Hwa, Lee Dong Won e Ju Dan Kye , viveram nesta época.
A Onbyonghak (Teoria das Doenças Febris) despontou como um novo ramo da Medicina Oriental a partir da dinastia Ming até a dinastia Ching e enriqueceu a teoria médica e tecnologia clínica. Onbyong ( - Doenças Febris) significa as doenças agudas, incluindo as febres epidêmicas. Baseada nas teorias médicas existentes, a Teoria das Doenças Febris constituiu-se em um dos maiores ramos da Medicina Oriental ao fornecer a chave para a vitória no combate às pragas e epidemias.

A INTRODUÇÃO DA MEDICINA ORIENTAL NA PENÍNSULA COREANA

Um livro japonês é o primeiro e mais antigo documento que diz que a Coréia importou livros médicos Chineses. No terceiro ano do governo do Rei Pyongwon, Koguryo (AC37-668), Jichong levaram da China 164 livros para o Japão através de Koguryo. Enquanto isso, importantes livros médicos, por exemplo, “Huang Di – Nei Jing”, “Uekyung ”, Shinnong-bonchogyung, “Myunguibyulrok ”, “Myungdangdo” foram introduzidos na Coréia. Um pouco mais tarde Paekje (AC18-660) importou livros médicos de muitos países. Os conteúdos dos livros estão incluídos no “Paekje-sinjibbang ”.
Durante a dinastia Koryo (932-1392), as pessoas não mais estavam satisfeitas em simplesmente importar livros médicos e gradualmente criaram uma nova medicina que se adaptasse às necessidades do país. Embora não tivesse havido importante progresso teórico, esforços foram realizados no sentido de procurar por ervas medicinais e prescrições que fossem mais adequadas aos coreanos.
Durante a dinastia Chosun, surgiu uma nova teoria médica que não ficava devendo nada à tradicional Medicina Chinesa. Estas teorias estão contidas na “Coleção de Ervas Medicinais Coreanas” e no “Tonguibogam”. O primeiro é uma compilação das prescrições dos livros médicos publicados na dinastia Koryo e tinha a meta de informar ao público em geral sobre as ervas medicinais coreanas. O último é diferente dos outros livros na forma como foi editado. O “Tonguibogam” aborda amplamente os livros médicos publicados até aquela época, aceitando a teoria dos quatro mestres da idade Keum Won. O que foi interessante é que, embora ele tenha sido inspirado pelas teorias dos quatro mestres Chineses, a China, apreciando a excelente edição, importou o livro da Coréia.
Comparativamente ao período anterior à publicação do “Tonguibogam”, a Medicina Oriental se estabeleceu como Medicina Coreana depois da publicação do “Tonguibogam”. O orgulho nacional se reflete no título do livro, pela palavra Tongui indica medicina Coreana. A medicina Oriental da dinastia Chosun avançou a largos passos durante o governo do Rei Sejong e a pesquisa e distribuição de ervas medicinais Coreanas levou ao progresso no combate às doenças entre os coreanos. A publicação do “Tonguibogam” elevou a medicina Oriental da Coréia e colocou-a ao nível da Medicina Chinesa.
No final da dinastia Chosun, a medicina Oriental passou por outro fato transformador. Foi, nada menos do que o livro escrito por Lee Je Ma (1836-1900) “Tonguisusebowon”. Lee Je Ma defendia a teoria constitucional que era totalmente diferente das outras teorias existentes. A teoria estabelecida por ele é Sasang (medicina constitucional) que explica a patologia peculiar à cada constituição e sugere um tratamento específico para cada constituição.

MEDICINA ORIENTAL NO MUNDO

1. CHINA
A China tem uma meta ambiciosa de liderar o setor médico mundial no século 21 com a Medicina Tradicional Chinesa (MTC). Com este objetivo, a China está fazendo esforços para desenvolver a MTC, sustentar a sua superioridade ao fortalecer a cooperação entre a Medicina Tradicional Chinesa e a Medicina Ocidental e modernizando a MTC com moderna tecnologia. O governo Chinês tem tomado a iniciativa em estimular o desenvolvimento da MTC, garantindo o apoio estável e o fornecimento de recursos naturais.
O governo Chinês declarou sua intenção de promover a MTC no artigo 21 de sua constituição. O governo central criou um órgão oficial para coordenar a MTC, com status de ministério. O Instituto de Pesquisa Médica Tradicional Chinesa dirige cinco centros de pesquisa, organizações filiadas e dois hospitais. Além deles, há trinta e um centros de pesquisa da Medicina Tradicional Chinesa e 46 institutos de pesquisa.
Existem cerca de 232.000 médicos praticantes da Medicina Tradicional Chinesa e 500.000 pessoas na área médica tradicional Chinesa. Cerca de 50 Institutos de MTC produzem 30.000 novos médicos tradicionais Chineses a cada ano. Resultados bem sucedidos foram mostrados na pesquisa do câncer, acupuntura com terapia medicamentosa, anestesia por acupuntura, etc..

2. TAIWAN
Em Taiwan também, o governo está desempenhando um papel decisivo no desenvolvimento da MTC. O Centro Nacional de Pesquisas sobre Medicina Tradicional Chinesa está trabalhando na modernização da MTC e na combinação entre a MTC e a Medicina Ocidental. O Centro de Pesquisas em Acupuntura dentro da Academia Médica Chinesa está treinando médicos de Taiwan e de outros países.

3. VIETNAM
A Associação Médica Tradicional Vietnamita foi fundada em 1957 devido à idéia de que sustentar a tradição é patriótico e conduz ao desenvolvimento da medicina tradicional. Ela trabalha para promover a saúde pública, para o desenvolvimento da medicina Oriental e para desenvolver a medicina socialista Oriental. Ela possui organizações locais em 53 províncias e suas associações locais estão localizadas onde estão os institutos médicos de pesquisa. Em 1993, o número de membros associados era de 25.400 e cada uma das 2.015 clínicas distritais possuía uma divisão de controle da medicina Oriental. Também há um escritório central de controle que controla e supervisiona as divisões de controle locais.
Os médicos tradicionais vietnamitas devem passar por um curso de educação médica antes de começarem a praticar a medicina. Neste sentido, a Associação Médica Tradicional Vietnamita enfatiza a educação, divulga suas experiências e conhecimento à nação e eleva a consciência do público em geral sobre a medicina Oriental, que deve ser a medicina nacional. A Associação tem clínicas nas quais os médicos tratam os pacientes gratuitamente ou a custos mínimos. Para aumentar o número de médicos praticantes da medicina Oriental, a Associação está dando prioridade ao treinamento de jovens médicos praticantes da medicina Oriental.
A Associação central organiza programas de treinamento sete vezes ao ano, ao passo que 11 associações locais que possuem clubes de medicina natural têm seus próprios programas educacionais. Paralelamente à publicação de livros sobre medicina Oriental e ao correspondente trabalho de tradução realizado pela Associação central, nove associações locais também publicam livros médicos independentemente. Até agora, 240 jornais de Medicina Oriental Vietnamita estão sendo publicados. A Associação está constantemente em busca de aperfeiçoamento no campo médico e prestando serviços médicos a pelo menos 30 milhões de pessoas de sua população total de 75 milhões de habitantes. Para isto, a Associação destaca a importância do desenvolvimento da medicina Oriental.
Como um país socialista, o Vietnam está equipado com um sistema de governo centralizado, o que explica a forte liderança da Associação Médica Tradicional Vietnamita no campo da medicina tradicional.

4. JAPÃO
Embora o Japão tenha escolas de acupuntura, estas escolas não produzem médicos praticantes da medicina Oriental. No entanto, os médicos interessados na medicina Oriental criaram a Associação Médica Oriental, com cerca de 8.500 associados. Entretanto, o Centro de Pesquisa sobre Medicina Oriental, designado como centro de cooperação em pesquisa sobre medicina tradicional da Organização Mundial da Saúde, fornece treinamento no exterior, desenvolve a acupuntura e a metodologia de pesquisa na medicina Oriental, determina o padrão de qualidade das ervas medicinais e realiza o intercâmbio de livros e informações com outras instituições.
Há uma tendência crescente de que a acupuntura seja mais amplamente usada em várias especialidades, desde a estética à medicina esportiva, para tratar doenças profissionais como a síndrome do cotovelo do tenista e patologias odontológicas.

5. ESTADOS UNIDOS
Alguns governos estaduais possuem um sistema de licenciamento para acupunturistas. Doze estados têm sistema de licenciamento para acupunturistas e quatorze governos estaduais exigem que os acupunturistas tenham recebido treinamento prévio. Em dezoito estados, apenas médicos podem tratar com a acupuntura. Enquanto que quatro estados proibem totalmente a acupuntura. Em quinze estados, os acupunturistas precisam ser aprovados no exame nacional da NCCA.
Até agora, o número de acupunturistas nos Estados Unidos chega a cerca de 8.000. O Bureau Americano de Educação e o Comitê Nacional de Padronização reconhecem 16 escolas de acupuntura e 12 faculdades para acupunturistas e os bureaus educacionais estaduais têm sistemas diferentes para credenciar as escolas. Um pequeno número de escolas médicas têm a acupuntura como matéria letiva opcional.

6. RÚSSIA
Na Rússia, o Laboratório de Reflexologia da Academia de Ciências está estudando as terapias médicas Orientais. Voluntários entre médicos recebem três meses de educação em acupuntura e medicina Oriental em vários centros de pesquisa sob a direção do Instituto Central para o Desenvolvimento Médico. Aqueles que terminam este curso podem praticar a Medicina Oriental. Até agora, cerca de 7.000 médicos concluíram este curso.

7. EUROPA
A pesquisa sobre medicina Oriental é muito ativa e avançada na Europa. Muitos jornais e livros sobre medicina Oriental são publicados e traduzidos na Europa. A Espanha possui uma escola de acupuntura chamada Trevo Dourado (Golden Clover). Vale a pena ressaltar que a Alemanha, França, Finlândia, Italia, Suécia, Suiça e países do Leste Europeu estão engajados em ativas pesquisas e atividades médicas orientais. Em algumas escolas da Alemanha, a medicina Oriental é matéria obrigatória no curriculum. Alguns hospitais também possuem um departamento de medicina Oriental. A terapia de estimulação da medicina Oriental está sendo estudada sob o ponto de vista anatômico, elétrico, magnético, endocrinológico e metabólico.

CARACTERÍSTICAS DA MEDICINA ORIENTAL COREANA

A medicina Oriental estuda a vida e tenta encontrar remédios para tratar as doenças e preservar a saúde. No entanto, o sistema médico depende de como se define vida e doença. As diferenças se baseiam na visão que se tem da natureza e de valores. Portanto, é muito natural que o Oriente e o Ocidente tenham desenvolvido ciências médicas diferentes. A medicina Ocidental enfatiza a identificação da causa de uma doença, enquanto que a medicina Oriental se focaliza na identificação e sistematização dos padrões dos pacientes. A primeira vê a influência de fatores externos como a origem das doenças, enquanto que a última considera os fatores internos, isto é, os padrões de desarmonia, como a origem das doenças.
A medicina Oriental considera que a doença se origina de uma anormalidade do corpo humano, o que quer dizer que a doença não é causada por uma parte anormal do corpo, mas por uma desarmonia do corpo todo. Esta perspectiva é chamada de visão holística do organismo, que é característica da medicina Oriental. Ela é também característica da filosofia Oriental, da qual a medicina Oriental deriva e é uma materialização. Ela se destina ao tratamento e cura das doenças e está baseada na visão de vida e morte, bem como na forma de ver o corpo humano. No entanto, a medicina Ocidental e Oriental não são completamente opostas, mas possuem também algumas similaridades.
Atualmente, procedimentos terapêuticos empregados pela medicina Oriental são amplamente usados em países asiáticos como Coréia, Japão e China. A medicina Ocidental adotou algumas destas terapias, incluindo a acupuntura. As duas diferentes formas de tratar doenças têm vantagens e desvantagens. No entanto, o que é importante é que a medicina Oriental é intimamente interligada às nossas tradições. Nós devemos desenvolver a medicina Oriental, ajustando-a à uma sociedade moderna.

1. O CORPO HUMANO E A MEDICINA ORIENTAL
Embora os corpos humanos não sejam idênticos, eles têm algo em comum. Isto é, eles são todos vivos. O mesmo fenômeno pode ser diferentemente interpretado, dependendo de como se considera um corpo humano. A medicina Oriental compreende o fenômeno do corpo humano de forma única e natural. Ela considera o corpo humano como um microcosmo e a natureza e a esfera celestial como macrocosmo.
A idéia de considerar o corpo humano como um microcosmo significa que o corpo humano é outro cosmos dentro da natureza e todos os fenômenos podem ser entendidos da mesma forma que os fenômenos naturais podem ser compreendidos. Esta visão representa uma diferença muito significativa da medicina Ocidental.
Um corpo humano é como um peixe num aquário, que tem a sua sobrevivência relacionada diretamente à temperatura e limpidez da água, à quantidade de planktons e luz solar. Assim, seria correto considerar o peixe sem levar em conta a água?
Já que o corpo humano é um microcosmo, a medicina Oriental deve sempre considerar as influências do macrocosmo sobre o microcosmo, isto quer dizer que a medicina Oriental dá importância não apenas ao corpo humano, mas também às situações e condições às quais o corpo está submetido.
Assim como a natureza sofre mudanças cíclicas tais como plantio, crescimento e colheita e passa pelas quatro estações, primavera, verão, outono e inverno, um ser humano também passa por estas mudanças.
A mudança do Yang Qí no corpo é semelhante ao movimento diário do sol. Quando o sol nasce, o Yang Qí desperta e atinge o seu ápice quando o sol está a pino. Então, quando o sol se põe o Yang Qí declina. Finalmente, ele atinge o seu mínimo quando a noite caí e a temperatura abaixa.
A medicina Oriental analisa o relacionamento entre fenômenos naturais e o corpo humano e, de forma organizada, os combina , sob uma base fisiológica e patológica, ao corpo humano. Tomemos dois exemplos:
Normalmente, a temperatura do corpo atinge seu ápice entre 14:00 e 16:00 horas. Em pacientes com Tuberculose ou Malária é comum que a temperatura apresente o seu valor máximo entre 14:00 e 16:00 horas, uma vez que o Yang floresce neste mesmo período. Portanto, uma temperatura corporal sobe devido à atividade do Yang Qí do corpo. Isto quer dizer que o Yang Qí do corpo resiste agressivamente quando uma doença latente no corpo se torna ativa. A batalha entre o Yang Qí e a doença se manifesta como calor (febre).
Durante o dia, a temperatura é mais baixa logo antes do sol nascer, o que significa que o Yin está mais ativo. As pessoas com excesso de Yin freqüentemente sofrem de diarréia fria, logo antes do nascer do sol. Quando o Yin está em excesso, o Yang relativamente diminui, desta forma o sangue não circula bem. Quando a temperatura corporal está baixa, os órgãos internos têm dificuldade de absorver água, o que leva à diarréia.
Para o tratamento, no primeiro caso, a escassez de Yin deve ser reforçada e o Yang florescente deve ser diminuído. No último caso, o Yin florescente deve ser sedado, enquanto que o Yang enfraquecido deve ser revigorado.
Como a medicina Oriental analisa e encontra o tratamento para uma doença em termos da interação entre o microcosmo e o macrocosmo, o tratamento é considerado básico e fundamental.
Além disso, nós podemos entender as regras de saúde no sistema da natureza. Um adulto tem um total de 32 dentes permanentes; oito dentes incisivos, quatro caninos e vinte molares. Porque o homem tem esta proporção de dentes? Os dentes incisivos são necessários para a ingestão de vegetais e frutas. Os caninos são necessários para lacerar a carne e os molares são necessários para triturar os grãos. Nesta mesma proporção dos dentes, os seres humanos ingerem esta proporção de alimentos ( vegetais (8), carne (4) e cereais (20). Esta proporção é considerada uma dieta balanceada.
Entre todas as criaturas sobre a terra, o ser humano é o único animal que anda de pé. Portanto sua cabeça e costas são de natureza Yang, enquanto que o abdomem e as pernas são Yin. Nós podemos encontrar maneiras de manter o equilíbrio entre a parte superior do corpo e a parte inferior através do relacionamento entre a água e o fogo.
A água, que é Yin, tende a fluir descendentemente, enquanto que o fogo, que é de natureza Yang, tende a subir. É por isso que a água flui em direção descendente e o fogo joga as labaredas para cima. Mas a água não permanece parada. Quando ela é aquecida pelo fogo, se transforma em vapor que sobe. O fogo não permanece subindo, mas ele também desce e causa um fluxo oposto. Sem a mudança de fluxo não haveria vida na terra.
O mesmo ocorre no corpo humano. Se o Yang na parte superior do corpo não interage adequadamente com o Yin na parte inferior do corpo, o corpo humano não pode se manter saudável. Como foi mencionado anteriormente, a elevação da temperatura corpórea e a diarréia fria antes do nascer do sol são resultados da fraca interação entre Yang e Yin.


2. AS ESTAÇÕES DO ANO E O CORPO HUMANO
A medicina Oriental considera a harmonia e o equilíbrio da natureza e do corpo humano como a fundação da boa saúde. Portanto, sob o ponto de vista da medicina Oriental, um médico ideal seria um sábio que entendesse bem o funcionamento do universo. Ele não atribuiria uma causa absoluta para a doença, mas consideraria o estado mental e físico e o relacionamento com os ambientes social e natural. Em um sentido estreito, a visão integral do organismo indica que todas as partes do todo estão interconectadas e iterativas. Em um sentido amplo, um indivíduo é uma pequena parte incorporada à uma organização maior através de contínuas interações com o ambiente. O indivíduo nunca deixa de ser influenciado e de se adaptar ao seu meio ambiente. Ele mantém-se mudando. O corpo humano não é uma máquina, mas um organismo vivo. Todos os fenômenos fisiológicos não são isolados, mas são interdependentes. Isto é, um ser humano vive sob a influência da natureza e exerce grande influência sobre ela. Afinal de contas, a presença do meio ambiente não deve ser ignorada ao lidarmos com a saúde humana e as doenças já que o meio ambiente está inseparavelmente relacionado aos seres humanos. Este tem sido um conceito da medicina Oriental por séculos.

3. TIPOS CONSTITUCIONAIS E DOENÇAS
Assim como não existem pessoas de aparências idênticas, da mesma forma todos mostram uma fisiologia diferente, porque a força de seus órgãos internos, chamados os cinco zang e seis fu , são diferentes. A medicina Oriental chama isto de constituição. Por causa da singularidade de sua constituição, as pessoas têm diferentes características, gostos e até mesmo diferentes suscetibilidades às doenças. Portanto, a medicina Oriental dá maior importância à constituição em termos de medicina preventiva do que aos tratamentos e curas. Neste contexto, nós podemos encontrar características únicas em cada um de nós.
Mesmo quando nós compartilhamos um alimento de um mesmo prato, para alguns de nós aquela comida é um veneno, enquanto que para outros não há nenhum problema. Isto é verdade com os medicamentos também. O mesmo medicamento às vezes mostra diferentes resultados. Ao tomar um medicamento algumas pessoas melhoram, enquanto que outras pioram. Por exemplo, algumas pessoas enfrentam o resfriado transpirando, enquanto outras não. E algumas ganham peso quando estão sob stress, enquanto que outras perdem peso. Alguns sentem-se cansados no período de mudança da estação da primavera para o verão e ganham energia quando o outono chega. Alguns experimentam um aumento da pressão sangüínea no outono. O estudo das condições de saúde e dos tratamentos em relação aos traços constitucionais é chamado de medicina constitucional. Lee Je Ma foi o precursor da medicina constitucional.
A medicina Sa Sang considera que, dependendo da constituição com que o corpo nasceu, ele tem sua própria deficiência e excesso nos órgãos internos e está suscetível a diferentes doenças. Associadas às doenças respiratórias, hepáticas, renais e digestivas existem quatro tipos de constituições: Taeyin, Soyin, Taeyang e Soyang.

MÉTODOS DIAGNÓSTICOS NA MEDICINA ORIENTAL

Existem duas fases no diagnóstico: exame e diagnóstico. O exame é o processo de coleta de informações sobre os sintomas e sinais que o paciente mostra, enquanto que o diagnóstico é um amplo processo de traçar as causas e evolução de uma doença e determinar uma orientação para o tratamento da doença em questão, através da análise das informações e conclusões reunidas através do exame. O tratamento começa quando um método terapêutico é escolhido através do exame e diagnóstico e então os procedimentos apropriados tais como medicação ou acupuntura ou terapia física são definidos. Existem quatro tipos de exames na medicina Oriental: inspeção, anamnese, ausculta e tomada do pulso.

1. INSPEÇÃO
Inspecionar com os olhos é observar a compleição, a cor da pele, o estado mental e aspectos gerais do corpo e de suas partes. A observação da compleição revela a natureza da doença que afeta os órgãos internos. O brilho da pele reflete o funcionamento dos órgãos internos, que é muito preciso para determinar o quanto uma doença avançou e quão séria ela é.
O exame da língua é especialmente importante na inspeção. É uma forma de diagnosticar a doença através da observação das mudanças na língua. O estado da língua é um claro reflexo dos órgãos internos, do Qí e do Sangue. É importante para determinar a seriedade e o prognóstico de uma doença. Quando a língua está coberta com uma substância parecida com musgo, isto indica que o estômago está em más condições. Ao se observar a saburra da língua os médicos podem saber se o estômago está funcionando mal, qual é a causa e onde a doença ocorre. Além disso, eles podem prever como a doença em questão irá se desenvolver e como o paciente pode ser curado.


2. AUSCULTA E OLFAÇÃO
A ausculta e a olfação são formas de se examinar um doente através de ouvir e cheirar. Um médico ouve a voz, a respiração e a tosse de um paciente e cheira suas excreções.

3. ANAMNESE
Para reunir informações sobre uma doença específica um médico pergunta a seu paciente ou à família do paciente como a doença começou e como ela evoluiu. Ele também pergunta a seu paciente sobre resultados de tratamentos, detalhes dos sintomas, etc.. Uma vez que o paciente sabe bem sobre sua história médica, surgimento dos sintomas, história familiar relacionada à doença e assim por diante, é de grande importância colher informações dos pacientes através de perguntas e respostas.
A anamnese é mais importante para diagnosticar uma doença que não mostre sintomas e sinais objetivos e que seja causada por fatores mentais. As queixas dos pacientes podem ajudar o médico a identificar elementos importantes da doença que, de outra forma, poderiam não ser notados. No caso da anamnese, os sintomas e sinais atuais que o paciente sente são os mais importantes, já que constituem a base para o diagnóstico. Um médico é capaz de fazer o julgamento correto sobre uma doença ao questionar o seu paciente sobre os sintomas principais, incluindo as partes afetadas, a gravidade, períodos de crises e outros sintomas. Além disso, ele pergunta a seu paciente sobre condições fisiológicas, incluindo hábitos alimentares, sono e excreções.

4. TOMADA DO PULSO
Através do tempo de estudo e experiência clínica, os médicos acumularam uma grande experiência na tomada do pulso. Existem dois tipos de tomada de pulsos: sentir e palpar o pulso. Esta é a forma de reunir informações sobre uma doença através de sentir, tocar ou pressionar o corpo de um paciente. O pulso é sentido ao se pressionar e sentir os batimentos do pulso no punho do paciente. Existem 27 tipos, dependendo da posição, velocidade e forma do pulso e força do batimento. É desnecessário dizer que o exame do pulso desempenha um papel importante no diagnóstico. No entanto, é deplorável que algumas pessoas tentem julgar a competência de um médico baseados na habilidade de sentir o pulso, ignorando as outras habilidades médicas. Eles devem abandonar tal atitude indesejável, não apenas para que eles sejam curados, mas também para que os médicos evitem um diagnóstico incorreto.

Após coletadas através dos quatro tipos de exames, as informações são analisadas para auxiliar os médicos orientais a decidir sobre o correto tratamento, através da percepção exata da doença em questão. O processo de definir padrões através da análise é chamado de diferenciação entre as síndromes, no qual os princípios principais são chamados de Os Oito Princípios. Os Oito Princípios classificam os estados dos pacientes com base nestes oito princípios: Yin, Yang, Exterior, Interior, Frio, Calor e Deficiência e Excesso.


TRATAMENTO NA MEDICINA ORIENTAL

1. TRATAMENTOS NATURAIS E DIETÉTICOS
Quando surge a questão de definir o termo saúde, a medicina Oriental freqüentemente se refere a um mecanismo de equilíbrio. Isto significa que um ser humano está saudável quando o Yin e o Yang estão equilibrados. Quando um deles, ou o Yin ou o Yang, se tornam fracos o outro floresce. Este é um estado patológico.
Assim, o equilíbrio entre Yin e Yang deve ser restaurado para o estado patogênico recuperar-se a um estado normal. Neste sentido, induzir o corpo humano a curar-se é chamado terapia natural.
O corpo humano tem a sua homeostase. Homeostase é tendência a se manter o equilíbrio quando ele está para ser rompido. No contexto do corpo humano, a homeostase regula o corpo para mantê-lo em um determinado estado. É diferente de recuperar o equilíbrio depois que ele já foi rompido. As terapias naturais utilizam a homeostase ativamente no tratamento das doenças. O tratamento na medicina Oriental é baseado nos princípios das terapias naturais.
Vejamos um exemplo da comparação entre um tratamento artificial e um tratamento natural:
Quando a água está estagnada em uma piscina e cheira mal, todos os tipos de bactérias patogênicas proliferam-se. Se usarmos um forte bactericida isto será um tratamento artificial, enquanto que drenar e esvaziar a água é chamado um tratamento natural. Resta a questão de julgarmos qual destes tratamentos é mais efetivo. É natural empregarmos recursos naturais para o tratamento natural. Sob este aspecto a administração de medicamentos orientais é o tratamento mais eficaz, seguido por uma dieta.
Qual é a diferença entre ervas medicinais e o alimento que nós ingerimos todos os dias? Na verdade não há diferença. Foi dito que um médico legendário na medicina antiga, Shin Nong ingeriu setenta venenos diferentes em um dia, enquanto testava todos os tipos de ervas. Portanto, se uma erva é inofensiva e nutritiva para o corpo humano é chamada de alimento. Se a erva é um pouco venenosa e ajuda a tratar uma doença ela se torna um medicamento. Em outras palavras, o alimento não causa nenhum envenenamento, mesmo em grandes quantidades, enquanto que as ervas medicinais causam envenenamento mesmo em pequenas doses.
No entanto, as drogas usadas para um tratamento dietético devem ambos, alimento e medicamento. O tratamento pode ser parte dos remédios populares, uma vez que se conhece como usar as ervas através da experiência. Quando o tratamento dietético é usado de forma não apropriada, ele pode produzir resultados indesejáveis. Assim, orientação profissional é necessária para o tratamento dietético. Em particular, quando o tratamento é usado para pacientes que sofrem de hipertensão, arteriosclerose e diabetes melitus, a prescrição do médico oriental deve ser estritamente seguida.

2. DETALHES DO TRATAMENTO
A saúde é um estado no qual o corpo humano é normal no todo e em suas partes e se adapta às influência ambientais. Se isto não ocorrer, há uma anormalidade do corpo humano, ou seja, uma doença surge.
O tratamento sintomático, que trata os sinais e sintomas superficiais sem considerar a causa-raiz da doença pode levar a um diagnóstico errado ou agravar a doença. Ambas as medicinas, a Ocidental e a Oriental, dão importância ao tratamento das doenças baseadas na causa, embora sejam diferentes nos métodos de diagnóstico e tratamento. O que é importante no tratamento de uma doença é o poder curativo natural do corpo humano que, acredita-se, cura 75% das doenças.
A medicina Oriental considera a Essência vital (Jing) e a Energia (Qí) poderes curativos naturais. Quando os corpos estão cheios de Essência vital (Jing) e Energia (Qí), eles eliminam os patógenos, mas quando a Essência vital (Jing) e a Energia (Qí) estão enfraquecidas, elas devem ser primeiramente fortalecidas e então os patógenos serão eliminados.
Quando uma conduta terapêutica apropriada é escolhida, tratamentos como medicamentos, acupuntura, massagem e terapia física podem ser empregadas.
a) terapias internas
Entre os tratamentos médicos, o método mais comum são as, assim chamadas, oito terapias: Transpiração, vômito, purgativo, harmonização, aquecimento, resfriamento, fortalecimento e redução.
A terapia da transpiração elimina patógenos através da transpiração e assim é usada para doenças da superfície do corpo humano. A terapia do vômito é usada para aliviar doenças agudas através da eliminação de patógenos e substâncias nocivas. A terapia purgativa é empregada para facilitar o metabolismo através da eliminação das substâncias acumuladas no corpo, através das fezes. A terapia de harmonização é um tratamento suave que é usado quando as terapias agressivas tais como resfriamento, vômito e purgativos não podem ser usadas. A terapia do aquecimento usa drogas naturais moderadas e é empregada para tratar a síndrome Yin. A síndrome Yin é uma doença constitucional de deficiência do Yang. A terapia do aquecimento é um tratamento para estimular o crescimento físico reforçando o Yang deficiente e estimulando o anabolismo e a circulação de sangue. A terapia de resfriamento é a terapia oposta à de aquecimento. Ela usa drugas frias para aliviar a febre e proteger os fluidos corpóreos. A terapia de fortificação reforça o Qí e harmoniza o Yin e o Yang. Ela corrige a deficiência dos órgãos internos para eliminar a deficiência e restaurar a Essência Vital e a Energia para eliminar os patógenos. Existem quatro métodos: Fortalecimento do Qí, do Sangue (Xue), do Yin e do Yang. Redução é uma terapia para quebrar e destruir um inchaço (tumor) no corpo.
Quando resultados não esperados ocorrem após o uso de drogas orientais e então, uma doença crônica é rapida e surpreendentemente curada, isto é chamado Myonghyon. Myonghyon dura apenas dois ou três dias e então desaparece.
b) terapia com acupuntura
A acupuntura é um ramo da medicina Oriental usada para prevenir, aliviar e curar doenças. Ela utiliza estimulações físicas tais como acupuntura e moxibustão na superfície do corpo para induzir uma resposta do corpo.
A acupuntura e moxibustão são classificadas como terapias externas. A acupuntura é a estimulação mecânica usando-se agulhas, enquanto que moxibustão é a estimulação pelo aquecimento de locais na superfície usando-se várias ervas. A terapia por acupuntura é uma terapia física, uma vez que utiliza estimulação física. Num sentido amplo, ela inclui ventosas, manipulação através de massagem e terapia por pressão digital. Recentemente, a manipulação de instrumentais para acupuntura avançou e progrediu tanto que inclui uma variedade de métodos tais como instrumentos elétricos, raios laser e drogas associadas aos instrumentos convencionais. Novas terapias por acupuntura que combinam a teoria dos meridianos às teorias da medicina Ocidental, estão sendo usadas em experimentos clínicos.
O método mais simples é a acupuntura. Ela pode ser aplicada em qualquer lugar, uma vez que os instrumentos não são volumosos nem complicados. A acupuntura pode ser aplicada a pessoas com stress, problemas digestivos, nevralgias e apoplexias. Recentemente, a acupuntura tem sido aplicada nas orelhas para a cura do tabagismo.
Os princípios da terapia por acupuntura são baseados na regulação do Qí com a acupuntura. Regular o Qí significa restabelecer o desequilíbrio de Qí nos canais e colaterais nos órgãos internos ao seu estado normal. E a regulação do Qí leva a um fluxo harmonioso do Qí e do Sangue (Xue). Como as principais funções do Qí se refletem no young-wei, isto é, nutrientes e na defesa externa, a harmonização do Qí e do Sangue (Xue) ajuda o young-wei a fluir bem. O Chisin aumenta o efeito da regulagem do Qí e reforça o fluxo de Qí e Sangue (Xue) através da concentração da mente em um determinado ponto, fazendo o Qí fluir até ele.
O trabalho com moxibustão é semelhante ao da acupuntura. A terapia com moxibustão tem o efeito de regular o Qí, já que estimula os pontos de acupuntura para fazer com que o Qí e o Sangue (Xue) fluam suavemente e para controlar a consciência e a atividade mental. A diferença entre as terapias por moxibustão e por acupuntura é que a moxibustão é uma estimulação pelo calor. Portanto, a acupuntura é freqüentemente usada para patologias agudas, inflamações e síndromes de excesso, enquanto que a terapia com moxibustão é usada para doenças crônicas, síndromes de deficiência e de frio. A terapia por acupuntura é usada para prevenir e curar doenças através de regular o Yin e o Yang e normalizar a atividade do Qí e da Energia vital nos órgãos internos.
c) terapia com ventosas
Esta terapia aplica um instrumento com a forma de um pequeno copo nas partes afetadas por nevralgias e doenças internas e regiões contundidas. Esta terapia pode fortalecer a imunidade corpórea.
d) terapia Chu-na
A terapia Chu-na é uma terapia de manipulação que faz com que partes do corpo funcionem bem através de induzir o corpo humano a cura-se. A terapia usa as mãos, outras partes ou instrumentos auxiliares para manipular e corrigir determinados locais (pontos de acupuntura, pontos dolorosos da fáscia, espinha e articulações e músculos). A Chu-na Coreana sistematizou a terapia da maneira Coreana através de aceitar e combinar as teorias básicas da medicina Oriental, a anatomia da medicina Ocidental e excelentes técnicas clínicas (Chu-na Americana e Chu-na Japonesa). As terapias de manipulação, no mundo todo, têm se desenvolvido na direção de aceitar os méritos umas das outras. As terapias de manipulação Oriental e Ocidental têm muito em comum. Uma vez que o estudo das terapias de manipulação combinou os méritos da medicina Oriental e Ocidental, ela é adequada para uma padronização internacional.

3. PREVENÇÃO DE DOENÇAS E FORTALECIMENTO DO QÍ
Na ciência médica, prevenção é evitar que a doença surja. A ênfase da medicina Oriental preventiva está no ser humano e não na doença, isto é, no fortalecimento da Essência vital e da Energia. A Essência vital e a Energia são atividades do Qí e representam a resistência às doenças. Portanto, é importante aumentar a Essência vital e a Energia para evitar as doenças. Isto se aplica durante os tratamentos, cuidados pós-tratamento e recuperação.
a) Como prevenir uma doença quando o corpo humano está saudável
Primeiramente, é vital cultivar a própria mente. Uma vez que o estado mental está intimamente relacionado à ocorrência de doenças, um excesso de stress mental pode afetar as funções normais do corpo e assim, uma doença pode invadir o corpo. Além disso, a adaptabilidade do corpo humano à mudanças climáticas é importante. Isto não apenas significa que se você cuidar-se quando as estações mudam, vocês não ficarão resfriados; mas todos as coisas vivas, incluindo os seres humanos vivem ajustando seu biorritmo às mudanças da Mãe Natureza. O que é mais importante para os seres humanos é a comida sob uma perspectiva biológica e a vida diária sob uma perspectiva sociológica. A primeira é uma medida preventiva passiva, enquanto que a outra são medidas ativas que incluem o treinamento do próprio corpo através de exercícios físicos, fortalecimento do Qí enfraquecido e higiene.
b) Como prevenir uma doença quando o corpo humano não está saudável
O tratamento preventivo se destina a impedir a progressão da doença e não permitir que ela se agrave. Uma doença pode ser considerada como uma desarmonia entre o Yin e o Yang. Portanto, as medidas de tratamento são divididas em duas: fortalecer a Essência vital e a Energia e eliminar os fatores patogênicos que são as causas da doença. Dependendo da gravidade de um paciente, uma destas medidas pode ser usada ou ambas podem ser usadas.
Embora o método de eliminar os fatores patogênicos possa ser utilizado quando um corpo tem um decréscimo de sua Essência vital e Energia, o tratamento da medicina Oriental se focaliza principalmente em fortalecer a Essência vital e a Energia. Mesmo quando o método de eliminar os fatores patogênicos é utilizado, os métodos de fortalecimento do Qí são também realizados.
Como foi mostrado acima, a característica principal da medicina Oriental é basear todas as medidas de tratamento na Essência vital e na Energia. Medicamentos e terapias físicas como moxabustão e acupuntura são utilizadas para fortalecer o Qí. As drogas usadas para fortalecer o Qí são chamadas Fortificantes.
No entanto, embora um Fortificante fortaleça o Qí, ele não pode ser prescrito a todos da mesma forma. Um tratamento apropriado deve ser utilizado após a exata identificação do que está deficiente no Qí, Yin e Yang. Assim, para se usar os Fortificantes é necessário um diagnóstico ponderado e preciso.
A perspectiva que se focaliza no fortalecimento do Qí é aplicada não apenas ao tratamento de uma doença, mas também à manutenção da saúde, no pós-tratamento.
Para se prevenir doenças e manter a saúde, deve-se sempre prestar muita atenção ao próprio corpo. Além disso, deve-se fazer exercícios regularmente e comer alimentos adequados à sua própria constituição. Entretanto, o estado mental é o fator principal na manutenção da saúde.

4. DIETA CORRETA NA VIDA DIÁRIA
Por um longo tempo, as comunidades médicas têm considerado os alimentos e os medicamentos como tendo a mesma origem. Portanto, eles tentaram desenvolver métodos para implementar a saúde através do conhecimento exato dos alimentos. É evidente que os nutricionistas têm dado mais importância a isto que os seus companheiros médicos.
Há quatro tipos de alimentos: Frio, Fresco, Quente e Morno. Os dois primeiros possuem a característica Yin, enquanto que os dois últimos possuem a natureza Yang.
Por exemplo, a pêra é Yin, assim ela pode agir para abaixar a febre. O feijão é Yin também, assim quando se come feijões mal cozidos, ele causa efeitos adversos. O alho e o gengibre são Yang, então eles aquecem o seu corpo. Diferentemente do arroz integral, o arroz não integral é Yang, assim ele aquece o corpo e facilita a secreção do leite materno. Mas quando é ingerido em abundância, ele agrava as doenças inflamatórias tais como acne, terçol e abcessos e diminui o volume urinário. Em termos da ciência ocidental da Nutrição, o arroz integral e não integral não apresentam muitas diferenças, mas considerando-se os seus efeitos totalmente opostos sobre a saúde, o efeito de um alimento sobre a saúde não pode ser explicado excluindo-se o Qí ou a sua natureza. A medicina Oriental explica os alimentos em termos de suas propriedades e características medicinais.

5. TRATAMENTO DE PRIMEIROS SOCORROS
As medidas de tratamento de primeiros socorros incluem massagem, tratamento pelo frio e pelo calor, acupuntura, transpiração, vômito, diarréia e contra-veneno. Quando você esfrega uma área com coceira, massageando-a, isto tem um efeito medicinal. As técnicas de massagem são várias, dependendo da parte do corpo onde a massagem é aplicada.
Os tratamentos pelo frio e pelo calor são aplicados quando músculos ou tendões sofrem estiramentos, sangramentos ou edema. Após o traumatismo, o frio deve ser aplicado para contrair os vasos sangüíneos no local afetado, de forma que o sangramento pare. Então, o calor deve ser aplicado para diminuir o edema no local. A aplicação de calor normalmente é feita com água quente, mas algumas vezes raios infra-vermelhos podem ser usados para aplicar o calor.
A terapia por pressão digital foi desenvolvida e aplicada aos canais e colaterais. Ao se pressionar com os dedos os pontos de acupuntura, locais onde os vasos sangüíneos e nervos estão densamente distribuídos, a circulação sangüínea é facilitada e a dor é aliviada.
A terapia por acupuntura é a mais eficaz entre os tratamentos de primeiros socorros usados na medicina Oriental. A aplicação de acupuntura pode trazer um bom resultado no processo de tratamento. A terapia é usada para pacientes em choque, ataques cardíacos, emergências digestivas e febre alta de causa desconhecida.
A transpiração ajuda o corpo a regular seu metabolismo através de eliminar toxinas e suor. A transpiração é efetiva quando ocorrem problemas respiratórios como edema, febre alta ou dor nos músculos devido à falta de transpiração. Aquecer o corpo pode ajudar na transpiração.
A terapia do vômito é usada quando alguém engoliu algo indigerível ou uma droga venenosa.
Provocar a diarréia é usado quando cólicas ocorrem no intestino delgado ou grosso ou quando o intestino está bloqueado por constipação e ocorre dor.
O contra-veneno é usado quando se é picado por uma abelha ou mordido por uma cobra venenosa. Antídotos como a saliva ou drogas são administrados contra o veneno.

6. TRATAMENTO EM CASO DE TRAUMATISMOS NO ESPORTE
Mais do que nunca, hoje em dia se dá muito destaque aos esportes. A sociedade internacionalmente promove jogos e eventos esportivos.
Quando ocorre um traumatismo durante uma atividade física é difícil dizer qual tratamento pode ser mais eficaz, se o da medicina Ocidental ou o da medicina Oriental, já que os dois tipos de medicina são complementares. Portanto, o método de tratamento deve ser adotado de acordo com a gravidade da lesão. Problemas ósseos, fraturas, lacerações e luxações são citadas como problemas comuns. No entanto, as lesões mais comuns incluem contusões de tecidos e músculos e estiramentos. Os ossos são circundados por pele, tecido subcutâneo, músculos, fáscias, aponeuroses, tendões, nervos e vasos sangüíneos. Assim, qualquer exercício pode provocar lesões nos ossos, músculos e tecidos.
Exceto para as lesões com lacerações, fraturas e luxações, uma variedade de tratamentos incluindo a acupuntura, ventosas e terapia por digitopressão podem curar vários traumatismos ocorridos durante o exercício. A terapia por acupuntura tem um efeito excelente no alívio da dor, da inflamação e contratura que acompanham os problemas articulares e contusões. Pelo fato do resultado do tratamento ocorrer rapidamente, ela é chamada de medicina de alívio da dor. Em especial, a aplicação de acupuntura traz resultados imediatos nos casos de distensão, choque e asfixia. Quando a acupuntura não pode ser usada pode-se usar a pressão digital e a terapia com massagens.
As ventosas são usadas para torções, sangue estagnado e dores causadas por problemas circulatórios. Medicamentos são usados para curar a fadiga muscular, contraturas, sangramento, choque, asfixia e entorses. Exercícios respiratórios leves e meditação são formas tradicionais de se curar traumatismos.

7. PRECONCEITOS CONTRA A MEDICINA ORIENTAL
Existem muitos preconceitos contra a medicina Oriental. Os seguintes são exemplos:
• Quando você toma remédios orientais no verão, a eficácia será reduzida porque o suor eliminará o efeito do remédio.
• Uma criança que tome remédios orientais poderá ficar com um QI baixo.
• Os remédios orientais irão fazer você ganhar peso.
• Uma mulher gestante não deve tomar remédios orientais.
• Remédios orientais causam deterioração do fígado e rins.
Todas estas idéias são infundadas. Quer seja um medicamento oriental ou ocidental, o uso não apropriado de qualquer medicamento pode causar efeitos adversos se ele for usado sem orientação profissional. Portanto, é inútil dizer que os medicamentos são absolutamente bons ou maus. Quando um medicamento é administrado de acordo com os sinais e sintomas do paciente, ele irá trazer indiscutíveis resultados. É muito importante que as pessoas procurem o médico Oriental e procurem por orientação profissional antes de se tratarem.

FIM

Viva natural

Viva Natural

Dr.Byung Il LEE










Mandando meu coração para todas os Terapeutas Naturais do Brasil, gostaria de dividir a nossas alegrias e nossas tristezas aqui na terra como no céu.







Mestre Pan Yi Bo-Acupuntura (Presidente da IECHIN)
Drª Lucia de Bartolo- Florais Bach (Alma Florais)
Cleusa Nascimento – Fitoterapia
Maria Aparecida Pimentel- (Assoc,Sooji Chim/PR)
Karina Zanin – I.M.O./Chapecó
Dr.Volnei Morastoni – Deputado Estadual
Antonio Carlos Konder Reis – Deputado Federal
Maria Terezinha –Assoc,Massoterapia Holistica/Blumenau
Marcos Wonderik –Instituto de Holo
Tatiana Westphal wojtech –I.M.O/Joinville








Cura Natural



Muitas pessoas consideram a cura natural uma alternativa radical ou talvez mística para os cuidados médicos tradicionais. Para elas, talvez exista um lugar para a cura natural; mas quando se trata de algo sério envolvendo a saúde, o melhor que cura natural pode fazer é adotar um olhar de respeito, encher sua cestinha de ervas, grãos integrais, vitaminas e exercícios e fugir pelos fundos, sem bater a porta.

Até pouco tempo atrás, esse era o conceito que eu tinha da cura natural. Mas ao escrever este livro, descobri que a verdade é exatamente o oposto de que imaginava.

Os cuidados médicos tradicionais, como raios X, testes de laboratório, drogas e cirurgias, podem constituir um instrumento inestimável quando necessário. Mas assim como acontece com o fogo, o cuidado médico podem chamuscar mãos descuidadas e às vezes, consumir o inocente.

A cura natural não é capaz de certas possíveis aos cuidados médicos tradicionais. Mas nem a melhor medicina tradicional é capaz de fazer algumas coisas importantes possíveis à cura natural. Como diz certo médico, vale a pena lembrar que durante quase toda a existência da humanidade sobre a Terra conseguimos sobreviver e espalhar a nossa espécie sem qualquer cuidado médico.
Ainda hoje, a maioria das pessoas possui acesso muito limitado aos cuidados da medicina moderna.

Mas o importante é que a cura e a medicina tradicional não se excluem mutuamente. Cada uma tem suas vantagens e limitações.
Elas se sobrepõem em muitas áreas. É um fato significativo que o interesse pela cura natural hoje em dia talvez seja maior entre médicos jovens, formados por alguma das mais famosas escolas de medicina.

Podemos nos indagar por que esses jovens médicos, com as mentes repletas das maravilhas da medicina contemporânea, demonstram imenso interesse pela cura natural. E isso nos leva a compreender porque a cura natural é uma abordagem da saúde basicamente muito mais conservadora do que a pratica médica é uma cura rápida, por meio da introdução no corpo, de substâncias ou instrumentos antagônicos ao fator ou fatores que causam a doença. Para o romancista Robert Gover, a hora em que um médico fica mais feliz é quando “pode pular em cima de uma doença e mata-la com os pés descalços”. Ele deseja ver que ele é o responsável Poe esses resultados. Em virtude desse desejo de uma vitória rápida e decisiva, a tática médica tende a ser temerária, dramática, arriscada e dispendiosa.

















1. RESPIRAÇÃO NATURAL

A respiração é o primeiro e último ato do ser humano. Por definição, o ar é o alimento vital para o homem, que consome aproximadamente 12.000 litros de ar pôr dia, em condições normais. A insuficiência, ou a má qualidade do ar faz com que as pessoas, com o tempo acabem por abreviar a sua morte.
Apesar disto, as pessoas não se preocupam a respirar de forma correta e na maioria dos casos não se importam com a pureza e condições do ar que respiramos.
A respiração natural é uma respiração profunda, iniciando pelo nariz, órgão que recebe e filtra o ar que chega aos pulmões. A capacidade dos pulmões é de 3 á 4 litros de ar a cada inspiração.
Quando a respiração é superficial e apressada, o homem diminui sua capacidade respiratória em um quinto. Isso é prejudicial à saúde, pois renova apenas uma oitava parte do conteúdo pulmonar, e deixa inativa a parte superior dos pulmões. Com isto, o local fica propício a infecções.
A respiração natural, profunda infla a parte inferior do abdome e enche o peito, realizando uma importante ação de massagem nos órgãos internos e suprindo a necessidade de oxigênio no sangue. Até aqui nos referimos basicamente à respiração pulmonar, que é a mais importante.
Entretanto, não se pode deixar de lado a existência da respiração através da pele (por seu intermédio absorvemos e eliminamos uma quarta parte do oxigênio que necessitamos). Quando esta respiração se dificulta pode chegar, em casos extremos, a ocasionar a morte. Pôr isto é tão importante o revestimento natural (a nudez nos casos apropriados), de que trataremos mais adiante.
De todas as formas, é de pouca utilidade a respiração profunda, se o ar não está totalmente puro e fresco. Este ar é oferecido pela natureza com generosidade nos espaços abertos, livres, e esta fonte natural devem ser preservadas. A natureza nos oferece grandes máquinas purificadoras de ar que são as áreas verdes, árvores e plantas, parques e jardins. É incompreensível que nas cidades, as áreas verdes ocupem uma área tão pequena, visto a importância de se ocupar todos os espaços disponíveis.
Fugir dos espaços fechados, viver e trabalhar em ambientes arejados (próximo a correntes de ar) e dormir com as janelas abertas, rodeadas de abundante vegetação são normas vitais para o naturista.
Finalmente, não podemos desconsiderar a questão do tabagismo. Aqui há uma enérgica condenação ao hábito de fumar. Nenhum naturista deveria admitir o tabaco, que prejudica estupidamente a saúde não só do fumante, mas de quem convive com ele.




2. LÍQUIDO NATURAL


A natureza nos oferece a água pura como fonte de líquido natural para ser consumido. Não somente água cristalina de mananciais, rios e correntes subterrâneas como também a água biologicamente elaborada de frutas e verduras (especialmente melões, laranjas, cocos, uva, melancias, enfim.).
As águas minerais condicionadas nem sempre são recomendáveis, pois podem conter em sua composição substâncias inorgânicas que o corpo não consegue assimilar, e que recarregar o trabalho dos rins.
Hoje em dia, é fácil manter um consumo saudável de líquidos naturais, pois a modernidade nos presenteou com eletrodomésticos que facilitaram as trocas entre os líquidos naturais contidos em sumos e sucos de frutas e verduras, e estes são muitos recomendados.
A água e em geral os líquidos devem ser bebidos sempre se saboreando lentamente, em pequenos goles e quantidades moderadas, de preferência em temperatura natural, nunca excessivamente frios ou demasiados quente.
A água é um grande solvente natural. Para obter este efeito no organismo é recomendado ingerir bastante água em jejum, pela manhã e também antes de dormir. Este hábito age como um perfeito depurativo, mantendo limpos, ativos e sãos, os rins, estômago e intestinos. Não se recomenda beber líquidos junto com a comida, pois diluem os sucos digestivos e aumentam o tempo de digestão.
A água é totalmente indispensável para o bom funcionamento do corpo humano, ela é o componente mais abundante em nosso corpo ocupando 70 % de nosso peso .
Diariamente se necessita repor de um litro a um litro e meio de água para que o corpo desenvolva naturalmente suas funções. Todos os extras, tanto por excesso como pela falta é prejudicial. A falta de líquido no corpo produz câimbras, debilidade, hipertensão, desidratação e em caso mais severos a morte.
Em caso de apuro as águas fervidas das chuvas podem ser ingeridas, mas não são recomendadas por carecerem de indispensáveis elementos minerais. A carência destes elementos faz com que nosso organismo perca os minerais, podendo causar desmineralização do mesmo.
Igual como ocorre com o ar, também a pele é um importante veículo de intercâmbio da água com o corpo. Durante os banhos de sol e de ar, é importante que a pele entre em contato com a água para que não sofra uma desidratação, isso auxilia o favorecimento da abertura dos poros e facilita a transpiração e eliminação de toxinas.
Em períodos de calor e após os exercícios físicos que esquentam energicamente o corpo, é recomendado tomar banho ou ducha antes de vestir-se.



Para onde vai a água


A água desempenha várias funções no corpo, como é visto na tabela abaixo:

Porcentagem Localização

55% no interior das células
7,5% plasma sangüíneo
20% Linfa ( encontrada nos espaços entre as células)
2,5% Líquido cerebrospinal (circunda o cérebro e a
medula espinhal), fluido dos olhos e dos ouvidos
7,5% nos ossos
7,5% no tecido conjuntivo ( que separa, protege e
sustenta os diversos órgãos do corpo)





3. ALIMENTAÇÃO NATURAL



A alimentação natural do ser humano, é aquela oferecida pela natureza. A alimentação se diferencia de acordo com o local e época mais favorável para sua produção.
A primeira regra da alimentação natural é comer só o necessário, sem excessos, e sem gula.
Para que não se produzam carências, é preciso ingerir uma ampla gama de alimentos naturais, não sofisticados. Deles o corpo extrairá os elementos nutritivos indispensáveis, como: proteínas, hidrato de carbono, gorduras, vitaminas, elementos minerais, fibras, e água.
Quanto mais próximo o alimento está de seu estado natural, mais saudável será o alimento. Pôr este motivo são tão recomendáveis e mais apetitosas as frutas consumidas junto ao pé da árvore, ou as saladas a base de hortaliças da própria horta. Devemos comer alimentos refrescantes, leves e de fácil digestão, de forma que esta não sobrecarregue o organismo e nem dificulte a evacuação. A alimentação vegetariana é considerada saudável pois cada um poderá comprovar em seu próprio corpo os benefícios que estes alimentos proporcionam.
A prisão de ventre é um sintoma de mau funcionamento do corpo podendo causar graves enfermidades. Deve ser combatida com uma alimentação natural, abundante em celulose, que são encontradas em alimentos integrais e não refinados.
Em alguns ambientes existe excessiva preocupação pelas relativas incompatibilidades entre os alimentos. Não há porquê se preocupar. O organismo dispõe de recursos para defender-se delas. Cada pessoa deve conhecer suas possibilidades digestivas e adaptar-se a elas se quiser ter digestões fáceis.
É especialmente importante a forma de comer, mastigando e enlevando profundamente todos os alimentos, incluindo os líquidos. Devemos evitar enviar ao estômago qualquer alimento que não esteja convertido previamente em uma massa pastosa. Também é importante o lugar onde se come, que deve ser ensolarado, alegre e em companhia de pessoas agradáveis.




4. EXERCÍCIO NATURAL


A necessidade de exercício é uma lei fisiológica. O movimento é vida, e a paralisação é morte.
Para nossa saúde física e mental devemos manter todos nossos órgãos em funcionamento constante, realizando exercícios sem excessos.
Um membro ou um órgão que não exerça sua função acaba atrofiado, perdendo sua capacidade de ação. O exercício ativo a circulação sangüínea, reforça os tecidos e dá a necessária agilidade ao corpo, acentuando o domínio sobre o mesmo.
O exercício é indispensável para produzir a transpiração, através de uma pele livre de obstáculos, que libera o organismo de toxinas e de resíduos de desgaste orgânico.
Todo o mundo, e especialmente as pessoas que realizam trabalhos sedentários devem realizar cada manhã e se possível ao ar livre, ou em um local com as janelas abertas, uns minutos de exercícios- Tai Chi Chuan

O Tai Chi Chuan é uma arte chinesa extraordinária e antiguíssima.
Ele consiste de uma série de movimento lento, criado originariamente como arte marcial. Realizando movimentos lentos, o praticante aprendia a gerar e a usar o chi em situações de combate.
Os movimentos levavam o chi para os músculos e para pele da pessoa, o que aumentava sua sensibilidade para a energia e a capacitava a sentir o que o oponente iria fazer antes que a ação ocorresse.
Poucas pessoas atualmente compreendem as aplicações marciais do Tai Chi Chuan. A maioria o pratica como um método para melhorar a saúde. Faz-se isso aprendendo a produzir e a identificar o chi no corpo. Formando uma reserva da energia pela prática dos movimentos, ela começara a fluir pelo corpo, o que aumenta nossa saúde e aptidão física.

O Tai Chi Chuan de estilo livre é simplesmente uma seqüência de movimentos que você mesmo resolve e pratica com base em suas características individuais. Algumas pessoas são altas; outras são baixas; algumas são fortes, enquanto outras são fracas. Devido a essas variações, cada um de nós tem seu próprio modo de ser movimentar. Aprenda a descobrir por si mesmo o que é bom para você.
Por isso, experimente sempre e muito.
Na prática do Tai Chi Chuan, é importante movimentar-se o mais lentamente possível. Seus movimentos devem ser controlados e intencionais. Por exemplo, use a imaginação e movimente-se como se estivesse caminhando na água. Praticar numa piscina, num lago ou mesmo sentada na banheira pode ser um modo excelente de aprender algumas habilidades relacionais com o movimento.
Ao movimentar-se, concentre-se em sentir O Fluxo. Perca-se nas viagens que O Fluxo realiza através do corpo. Provavelmente você sentirá um impulso, que é seu corpo dizendo-lhe o que fazer. Se você sentir um certo temor, ponha uma música que seja do seu gosto.


Quando dispomos de mais tempo devemos realizar também trabalhos de jardinagem e agrícolas que favorecem o corpo todo e fortalecem a musculatura e a pele, relaxam o espírito e tonificam o sistema nervoso. Experimentalmente tem-se mostrado benéfica a interação que existe entre as plantas e quem as cultiva com carinho. O trabalho agrícola, além do mais, permite dispor habitualmente de alimentos naturais frescos, cultivados segundo as normas biológicas.
A natação e o remo são dois esportes especialmente recomendados, pois desenvolvem harmoniosamente toda a musculatura, ativando todas as funções vitais.Neste ou em qualquer outro esporte não se deve exigir do corpo mais do que naturalmente ele possa conseguir. Não se deve participar de competições sem um prévio treinamento adequado para deixar o corpo em condições de realizar normalmente o esforço solicitado. Caso se notem sinais de fadiga deve-se abandonar a competição.
O único exercício que não tem contra indicações é a caminhada ao ar livre tendo cuidado para fazer uma respiração ritmada e profunda. Caminhar descalço sobre a grama umedecida pelo orvalho matutino é muito recomendado como tonificante nervoso.





5. DESCANSO NATURAL


A finalidade do descanso é permitir recuperar-se do desgaste produzido pelo exercício e poder dar ao corpo a disposição de liberar novas energias físicas e mentais. É uma merecida compensação pelo desgaste do trabalho, exercícios e fadiga do dia a dia. Há três tipos de descanso:

1) O descanso que se consegue simplesmente mudando de atividade. É importante saber complementar as atividades sedentárias com as ocupações que exigem exercício corporal.
2) O descanso que se consegue com o relaxamento geral consciente através de exercícios de Tai Chi Chuan de Estilo Livre, e outras técnicas orientais. Indispensáveis nos momentos atuais em que o homem da cidade está acometido de tantas agressões exteriores enervantes, totalmente antinaturais. Recomenda-se antes de comer.
3) O sono. A própria natureza nos marca a pauta de sua duração: do pôr do sol ao nascer do sol... Mais tempo no inverno e menos no verão. As crianças necessitam de mais horas de sono que os adultos. A cama deve ser algo duro, para prevenir desvios da coluna. O excesso de cobertor dificulta o descanso, o corpo estar nu, livre de opressões que dificultam a circulação do sangue e a revitalização da pele. Deve dormir-se com a janela aberta durante todo o ano. Não é conveniente dormir sobre o lado esquerdo, pois com esta postura as vísceras comprimem o coração, dificultando suas funções. Tampouco é conveniente dormir durante a digestão ou com o estômago repleto, pôr isso se orienta deixar transcorrer algumas horas após a ceia, que deverá ser leve, a base de saladas, frutas, iogurte e mel.




6. VESTIMENTA NATURAL


O ser humano tem a pele apropriada para estar em permanente contato com o ar e os demais elementos naturais, dispondo de uma estrutura conveniente para obter proveito dos mesmos para a realização das funções vitais. Disso se deduz que o homem deveria viver nu quando as condições ambientais permitirem, caso contrário, deve-se utilizar roupas naturais indispensáveis para proteger-se convenientemente sem desfazer-se dos elementos naturais que são fontes de saúde e vida.
A pele, com seus milhões de poros, tem uma dupla função: eliminadora e absorvente. Através da pele se elimina normalmente uma terceira parte dos dejetos orgânicos, o restante é eliminado pelos rins. Quanto mais ativa a função eliminadora de uma pessoa através de sua pele, menos será a sobrecarga do trabalho de seus rins, isso é uma vantagem pois os rins são mais delicados que a pele. Por este motivo é muito recomendado realizar cada dia uma boa transpiração, mediante exercícios físicos ou outros bons meios (sauna, banhos de vapor, etc...).
A pele humana tem também uma importante função absorvente nutritiva, recebendo água, oxigênio do ar, calor e luz do sol e incluindo outras energias cósmicas ainda não tão estudadas.
Quando a pele tem função absorvente ela age similar ao pulmão. Em caso de alterações ou paralisação das suas funções (por queimaduras, obstruções, etc) pode haver intoxicações e em casos graves a morte.
Para realizar corretamente sua dupla função, a pele necessita estar livre em contato direto com o ar, a luz e o ambiente. As duchas frias de curta duração, fricções e compressas ativam as funções da pele e da circulação sangüínea, com importantes resultados preventivos e curativos de forma totalmente natural.
As roupas utilizadas deverão ser amplas, permitindo a circulação do ar sobre a pele, e não dificultando a transpiração ou a livre circulação do sangue. Em contato com a pele se utilizam tecidos de origem vegetal, linho ou algodão. Deve se evitar tecidos de materiais plásticos, pois estes produzem efeitos elétricos no corpo.
Uma parte importante de nossa vestimenta é o calçado. O ideal seria, como no caso da roupa, poder andar todo o dia descalço, com a planta do pé em íntimo contato com a terra, pois é dela que provém as correntes magnéticas e cósmicas. O calçado deve ser amplo, poroso e flexível. É totalmente antinatural o uso de sapatos de salto.




7. AMBIENTAÇÃO NATURAL


As condições ambientais e climáticas são de fundamental importância para a saúde, e o homem se vê obrigado a adaptar-se para sua sobrevivência.
Há diversas variações de solo, selvas tropicais, condições climáticas e isso influi muito nas condições de vida dos homens e animais.
Quando expostas ao sol, as pessoas devem usar poucas roupas, mas em climas frios, em pleno inverno, necessitam resguardar-se para evitar excessos. Nos casos de sol forte, o ser humano deve permanecer na sombra, para evitar prejuízos e ardores no corpo. Desta forma se beneficiam da luz solar ao mesmo tempo em que estão protegidas.
As árvores, por outro lado, são o melhor amigo do homem, protegem do sol, purificam a atmosfera, regulam as chuvas, ao mesmo tempo em que suas raízes enriquecem o solo e previnem a erosão.
O bosque é uma fonte de riqueza, não é possível imaginar o Éden sem um frondoso vale repleto de todos os tipos de árvores frutíferas, e em algum ponto privilegiado do litoral mediterrâneo, que é o clima ideal para a prática do naturismo integral, mas cujo equilíbrio diminui, cada dia mais ameaçado pela causa da ação de desenvolvimento das industrias, perfurações petrolíferas, a pesca exaustiva, as usinas nucleares, etc....
Os naturistas devem participar ativamente de forma pacífica dos movimentos ecologistas, a fim de fomentar o reflorescimento, a conservação da paisagem e a interrupção de todo o processo contrário à integridade da natureza, enfim para permitir que todos desfrutemos do ambiente natural indispensável para a saúde.





8. MEDICINA NATURAL


Existe uma lei natural chamada de “a conservação do indivíduo e da espécie” que atua em diversos aspectos do indivíduo e da sociedade, influenciando poderosamente em sua conduta respectiva. Dentro desta lei, a força vital tende sempre a conservar a integridade e normalidade funcional do indivíduo.
A medicina natural se baseia no aproveitamento desta força vital, de acordo com o pensamento fundamental e imprescindível de Hipócritas, chamado com razão de “o pai da Medicina” que há mais de dos mil anos, estabeleceu esta frase: NATURA CONSERVATRIX ET MEDICATRIX.
Isto significa que, tanto em casos de transtornos crônicos como em crises agudas, se deve deixar a natureza trabalhar sem interferir seus desígnios nem paralisar sua ação com a administração de drogas tóxicas, podendo assim ajudar as reações defensivas do organismo, facilitando os sintomas eliminatórios.
A cura de uma enfermidade pode se dar através do sistema alopático, terapêutica repressiva ou violenta, que empregam muitos médicos: intervenções cirúrgicas, drogas, produtos da indústria química farmacêutica, etc... Ou pela terapêutica natural, que sozinho, pode auxiliar com força natural o VIS MEDICATRIX de cada indivíduo, com estímulos ou excitantes tirados da própria natureza.
A resolução da doença através do primeiro sistema pode ser mais espetacular que com o segundo, mas é este que não o danifica nunca, embora mais lento, entretanto muito mais seguro e que se propõe a mudar e eliminar as causas perturbadoras que causam dor e desequilíbrio biológico.
O efeito, o corpo humano, ajudado pela natureza mediante a sábia aplicação dos agentes naturais, tendem a recuperar seu equilíbrio funcional, portanto a saúde perdida. As intervenções de agentes estranhas à natureza podem produzir a cura de determinada doença ou eliminar determinados sintomas e moléstias, mas na realidade está introduzindo no corpo humano novo causas de desequilíbrios que se manifestaram em longo prazo.





9. MENTALIDADE NATURAL


Como disse o Naturopata Joan Amigo Barba, o homem é uma criatura inteligente, e pôr tanto, tem uma mente que cultivar.
Todo homem que queira ter uma saúde perfeita e equilíbrio mental e emocional deve observar o princípio do exercício físico e mental. Qualquer membro que não se utilize, se atrofia e degenera-se quando não empregado corretamente. A mente é uma faculdade que devemos cultivar se queremos que ela esteja sã e equilibrada.
Quem só pensa em cuidar e exercitar o corpo, e descuida da mente não pode chegar nunca a ter um equilíbrio entre ambos. Do mesmo modo, quem tem somente a preocupação de cultivar a mente, e descuida do corpo tampouco será uma pessoa equilibrada, pois o corpo tem relação e influencia diretamente a mente, e a mente o corpo. Somente com cuidado e desenvolvimento harmonioso de ambos pode haver um resultado ao homem equilibrado, são e feliz.
A leitura é um dos meios com que se pode cultivar a mente. Há um ditado que diz: “Tu és o que comes e também és o que lê”. Ambos estão certos e podem ser verídicos pois o homem vai se formando do que ele come, e segundo a qualidade dos alimentos assim será seu sangue. Seus músculos, seus nervos, inclusive seus ossos.
Também a mente depende de alimento diário, ou seja, do que se lê, estuda, ou medita cada dia.
Antes de existir a televisão, as pessoas liam bem mais do que agora. Invadindo a intimidade dos lugares, a leitura, que se limita quase que pôr completo a publicações periódicas. A péssima qualidade desses programas repercute deteriorando o nível cultural das massas e favorecendo a bestialidade, o alcoolismo, e a delinqüência, cada dia em aumento. Infelizmente, agora pode disser-se “Tu és o que vê na televisão”. As mudanças confirmam, e por isto nossa repulsa a televisão atual.
O naturista há de considerar que, para ter uma boa saúde, é indispensável a higiene, tanto física como mental.
Devemos limpar cuidadosamente nossa pele e trocar freqüentemente de roupa, respirar sempre ar puro e manter nossas casas limpas e ensolaradas. Mas observando sobre tudo, uma correta higiene mental. O natural é pensar corretamente. É a melhor higiene mental e física que um indivíduo pode observar, a qual dará todo o vigor a todo o ser. O estudo, a compreensão e a meditação sobre as perfeitas leis que regem a natureza são o melhor antídoto contra qualquer infecção ou enfermidade do nosso corpo, nossa alma ou nosso espírito.
Finalmente, onde não há pensamentos elevados e altruístas, pode haver ódio, fanatismo ou crueldade, não podendo haver boa consciência. E quem não tem boa consciência, respira dificilmente, suas digestões são perturbadas, seu sangue se contamina, seus nervos se desequilibram e todo o corpo se contamina.





10. SEXUALIDADE NATURAL


A vida naturista proporciona um princípio de formação sexual da maior importância, ao desumidificar os órgãos sexuais do corpo humano, e concedendo à sexualidade humana, a importância que tem dentro do desenvolvimento humano, somático, psíquico e afetivo, tanto do indivíduo como da comunidade em que se vai realizando paulatinamente, e que naturalmente na família, deve engajar-se com o tempo, para a formação de novas famílias.
Dentro do conjunto de leis da saúde humana, a sexualidade é sem dúvida de maior compromisso, já que não só afeta normalmente ao indivíduo como unidade, e sim como que o situa em um contexto de relação com outras pessoas, com seu parentesco a descendência e a sociedade humana em geral.
Sim, a saúde de um indivíduo é muito importante, já que afeta a todas as funções físicas e mentais de sua própria sobrevivência. A sexualidade não só influí nas faculdades físicas e mentais como na própria sobrevivência do indivíduo, e afeta também seu parceiro e sua descendência, aspectos que toda pessoa humana de responsabilidade tem que levar muito em conta.
Está demonstrado que uma sexualidade desequilibrada (pôr excesso, privação ou qualquer outro motivo), dos ritmos que a própria natureza pede e oferece, acaba pôr originar enfermidades físicas e mentais, especialmente neurastenia e outros distúrbios nervosos, considerados como condutas antinaturais patológicas nos indivíduos que se vêem submetidos a este desequilíbrio.
Os animais que vivem em liberdade na natureza nos dão sua medida da sexualidade, utilizando suas possibilidades genéticas contadas vezes ao ano. O Homem atual, submetido a uma infinidade de estímulos sexuais (que produzem boas respostas a quem os proporcionam), como são meios audiovisuais, licores, estimulantes, colas, tabaco, drogas, etc., arrasta uma mentalização sexual do tipo machista e consumista, que resulta num desvio da naturalidade, nos aspectos físicos e mentais, assim como sua própria vida, favorecendo a crescente sub-normalidade que se registra em decadência.
A comida e a bebida totalmente natural, o exercício e o descanso naturais, a vestimenta natural, o revestimento natural, a pele, enfim, a vida natural, atualmente, é o que o ser humano se busca para alcançar a maior idade, em único sistema para manter uma sexualidade equilibrada natural.
Situamos a sexualidade em último lugar, não porque a consideremos nesta situação na escala de valores, e sim ao contrário, porque é um resultado feliz do conhecimento e aplicação de todas as normas precedentes.